Celebrar o Baptismo

Celebrar o Batismo:

MARCAÇÃO DO BATISMO

MUITAS FELICIDADES!!

Deus vos concedeu a alegria e o dom da paternidade.

Os pais escolhem para os filhos o melhor. Vós escolhestes para Ele um grande Amigo, é Jesus. Com o batismo o vosso filho entrará na grande família da Igreja Católica. A vossa alegria é a alegria da Igreja.

COMO FAZER PARA MARCAR O BATISMO DO MEU FILHO?
1. Ir ao cartório e atendimento paroquial: quarta e quinta-feira das 17h às 18h e das 18h30 às 19h.
2. Pedir o Assento para o Batismo.
3. Levar o Assento para casa e preencher com toda a informação do bebé, dos pais, dos avós e dos padrinhos.
4. Marcar a DATA DO BATISMO.
Horários das celebrações do Batismo:
Geralmente sábado às 11h/11h30/12h ou às 16h30/17h. Também durante a semana.

Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen

Informações sobre Batismos

O Que é o Baptismo?

O batismo é um sacramento: um sinal visível - a água e as palavras do celebrante - que, por sua vez, é sinal de uma realidade invisível mas real: o amor e a salvação de Deus.O Batismo é o primeiro sacramento. Pelo Batismo, abrem-se-nos as portas da vida cristã e passamos a fazer parte da Igreja, a comunidade dos que seguem Jesus Cristo.

O Batismo faz-nos filhos de Deus.

Pelo Batismo, nascemos para uma vida nova e vivemos a felicidade de ter a Deus como Pai. O Batismo une-nos a Jesus Cristo, faz de nós seus irmãos. Com Ele passamos da morte do pecado para a Sua vida sem fim.

O Batismo dá-nos o Espírito Santo que é a luz que nos ilumina, a graça que nos renova, a força que nos impele a viver o Evangelho e a amar todos os homens e mulheres.

Os Padrinhos
O número dos padrinhos:
Cada criança pode ter um só padrinho (homem ou mulher) ou dois (homem e mulher). Pode, também, ser batizado sem padrinhos.

Requisitos para se ser padrinho:
Ter completado os 16 anos de idade.
Ter capacidade para cumprir a missão própria dos padrinhos e o propósito de a realizar e viver de acordo com fé católica.

Ser católico e ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Baptismo, 1ª Comunhão e Crisma.

Questões práticas a ter em conta antes do Batismo:
A veste baptismal
A veste baptismal deve ser branca. O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza. Pelo baptismo a criança é incorporada na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça. Esse sentido de nova vida traz consigo a pureza interior simbolizada na veste branca que a criança deve trazer.

A vela do Baptismo
Os pais devem adquirir, atempadamente, a vela do baptismo, que só deve ser acendida no Círio Pascal, durante a celebração do baptismo, e quando lhes for indicado.

Os fotógrafos
Ao critério dos pais.

As Flores
Devem combinar com o Pároco. Geralmente uma grinalda à volta da pia batismal ou arranjo floral sobre a tampa da pia batismal.

Oferta para a igreja
A Páróquia disponibiliza um envelope para dar uma oferta, ao critério dos pais, para a nossa igreja paroquial. OBRIGADO.