MARCAÇÃO DO BATISMO

MUITAS FELICIDADES!!

Deus vos concedeu a alegria e o dom da paternidade.

Os pais escolhem para os filhos o melhor. Vós escolhestes para Ele um grande Amigo, é Jesus. Com o batismo o vosso filho entrará na grande família da Igreja Católica. A vossa alegria é a alegria da Igreja.

Faça a marcação do batismo nos dias de cartório - Quarta-feira ou Quinta-feira das 17h às 18h e das 18h30 às 19h

Pode preencher o assento do Batismo e saber quais os documentos a apresentar:

APONTAMENTO PARA ASSENTO DE BATISMO SAO MARTINHO.pdf

NOTA:

COMO FAZER PARA MARCAR O BATISMO DO MEU FILHO?

1. Ir ao cartório e atendimento paroquial: quarta e quinta-feira das 17h às 18h e das 18h30 às 19h.

2. Pedir o Assento para o Batismo.

3. Levar o Assento para casa e preencher com toda a informação do bebé, dos pais, dos avós e dos padrinhos.

4. Marcar a DATA DO BATISMO.

Horários das celebrações do Batismo:

Geralmente sábado às 11h/11h30/12h ou às 16h30/17h. Também durante a semana.

NOTA:

Os adultos não batizados ou não crismados podem fazer a preparação para os sacramentos. Inscrições nos meses de outubro, novembro, dezembro e início de janeiro de cada ano.

Informações sobre Batismos

O Que é o Baptismo?

O batismo é um sacramento: um sinal visível - a água e as palavras do celebrante - que, por sua vez, é sinal de uma realidade invisível mas real: o amor e a salvação de Deus.O Batismo é o primeiro sacramento. Pelo Batismo, abrem-se-nos as portas da vida cristã e passamos a fazer parte da Igreja, a comunidade dos que seguem Jesus Cristo.

O Batismo faz-nos filhos de Deus.

Pelo Batismo, nascemos para uma vida nova e vivemos a felicidade de ter a Deus como Pai. O Batismo une-nos a Jesus Cristo, faz de nós seus irmãos. Com Ele passamos da morte do pecado para a Sua vida sem fim.

O Batismo dá-nos o Espírito Santo que é a luz que nos ilumina, a graça que nos renova, a força que nos impele a viver o Evangelho e a amar todos os homens e mulheres.

Os Padrinhos

O número dos padrinhos
Cada criança pode ter um só padrinho (homem ou mulher) ou dois (homem e mulher).

Requisitos para se ser padrinho:

1. Ter completado os 16 anos de idade.

2. Ter capacidade para cumprir a missão própria dos padrinhos e o propósito de a realizar.

3. Ser católico e ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Baptismo, 1ª Comunhão e Crisma.

4. Se for casado, que o tenha sido na Igreja, e que não esteja em situação ilegal, perante a Igreja, no que diz respeito a situações maritais (p. ex. união de facto ou civil).

Questões práticas a ter em conta antes do Batismo:

A veste baptismal
A veste baptismal deve ser branca. O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza. Pelo baptismo a criança é incorporada na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça. Esse sentido de nova vida traz consigo a pureza interior simbolizada na veste branca que a criança deve trazer.

A vela do Baptismo
Os pais devem adquirir, atempadamente, a vela do baptismo, que só deve ser acendida no Círio Pascal, durante a celebração do baptismo, e quando lhes for indicado.

Os fotógrafos

Ao critério dos pais.

As Flores

Devem combinar com o Pároco. Geralmente uma grinalda à volta da pia batismal ou arranjo floral sobre a tampa da pia batismal.

Oferta para a igreja

A Páróquia disponibiliza um envelope para dar uma oferta, ao critério dos pais, para a nossa igreja paroquial. OBRIGADO.

DOCUMENTO PARA PREPARAR OS PAIS E PADRINHOS PARA O BATISMO

Preparar os pais para o Batismo dos seus filhos.pdf

Sacramentos e Bênçãos

Bênção de objetos religiosos:

pode dirigir-se ao sacerdote antes ou depois da missa.

Bênção de carros:

pode dirigir-se ao sacerdote antes ou depois da missa. Estacione perto da porta da sacristia.

Bênção de casas:

faça a marcação com o sacerdote.

SANTA UNÇÃO

Qualquer doente ou familiar de um doente pode pedir o Sacramento da Santa Unção.

Uma vez pedido ao sacerdote pode ser recebido na Igreja ou em casa do doente acamado.

Em caso de urgência pode ligar para a paróquia ou enviar email: paroquiamartinho@gmail.com

BODAS DE PRATA E OURO MATRIMONIAIS:

Pode marcar a celebração na hora do cartório ou antes e depois de qualquer missa.

CELEBRAÇÃO DO CRISMA

Celebram o Crisma os jovens inscritos na Catequese do 10º Volume ou os adultos com mais de 20 anos que frequentaram a preparação de adultos para o Crisma.

A preparação para o CRISMA DE ADULTOS é feita sempre no mês de FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL. Faça a sua inscrição nos meses de outrubro, novembro, dezembro ou janeiro.

crisma SÃO MARTINHO.pdf (251,1 kB)

INSCRIÇÕES PARA O CRISMA DE ADULTOS

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO E PENITÊNCIA