Celebrar o Baptismo

Celebrar o Batismo:

MARCAÇÃO DO BATISMO

MUITAS FELICIDADES!!

Deus vos concedeu a alegria e o dom da paternidade.

Os pais escolhem para os filhos o melhor. Vós escolhestes para Ele um grande Amigo, é Jesus. Com o batismo o vosso filho entrará na grande família da Igreja Católica. A vossa alegria é a alegria da Igreja.

ESCOLHA DO LUGAR DO BATISMO: As crianças são baptizadas na paróquia de residência dos seus pais. Trata-se de integrar-se na comunidade paroquial da sua residência e fazer nela a sua caminhada de vida cristã. Caso queira escolher outra igreja paroquial deverá pedir na paróquia de residência um papel de transferência de Batismo.

COMO FAZER PARA MARCAR O BATISMO DO MEU FILHO?
1. Ir ao cartório e atendimento paroquial: quarta e sexta-feira das 16h00 às 18h00.

2. Levar o Assento para casa e preencher com toda a informação do bebé, dos pais, dos avós e dos padrinhos.

3. Entregar cópia do Boletim de nascimento do Bebé para comprovar o nome e nome dos pais.

4. Os padrinhos devem pedir uma declaração de idoneidade para ser padrinho na sua paróquia de residência.

5. Marcar a DATA DO BATISMO.

Horários das celebrações do Batismo:
Geralmente ao sábado na parte da tarde.

Também durante a semana ou outro horário em diálogo com o pároco.

Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen

Informações sobre Batismos

O Que é o Batismo?

O batismo é um sacramento: um sinal visível - a água e as palavras do celebrante - que, por sua vez, é sinal de uma realidade invisível mas real: o amor e a salvação de Deus.O Batismo é o primeiro sacramento. Pelo Batismo, abrem-se-nos as portas da vida cristã e passamos a fazer parte da Igreja, a comunidade dos que seguem Jesus Cristo.

O Batismo faz-nos filhos de Deus.

Pelo Batismo, nascemos para uma vida nova e vivemos a felicidade de ter a Deus como Pai. O Batismo une-nos a Jesus Cristo, faz de nós seus irmãos. Com Ele passamos da morte do pecado para a Sua vida sem fim.

O Batismo dá-nos o Espírito Santo que é a luz que nos ilumina, a graça que nos renova, a força que nos impele a viver o Evangelho e a amar todos os homens e mulheres.

Os Padrinhos
O número dos padrinhos:
Cada criança pode ter um só padrinho (homem ou mulher) ou dois (homem e mulher).

Requisitos para se ser padrinho:
Ter completado os 16 anos de idade.
Ter capacidade para cumprir a missão própria dos padrinhos e o propósito de a realizar e viver de acordo com fé católica.

Ser católico e ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Baptismo, 1ª Comunhão e Crisma.

Questões práticas a ter em conta antes do Batismo:
A veste batismal
A veste batismal deve ser branca. O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza. Pelo batismo a criança é incorporada na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça. Esse sentido de nova vida traz consigo a pureza interior simbolizada na veste branca que a criança deve trazer.

A vela do Batismo
Os pais devem adquirir, atempadamente, a vela do batismo, que só deve ser acendida no Círio Pascal, durante a celebração do batismo, e quando lhes for indicado.

As Flores
Geralmente nada. caso queiram ornamentar,  deve ser combinado com o pároco.

Oferta para a igreja
A Paróquia disponibiliza um envelope para dar uma oferta, ao critério dos pais, para a nossa igreja paroquial. OBRIGADO.