Celebrar o Baptismo

Celebrar o Batismo:

MARCAÇÃO DO BATISMO

MUITAS FELICIDADES!!

Deus vos concedeu a alegria e o dom da paternidade.

Os pais escolhem para os filhos o melhor. Vós escolhestes para Ele um grande Amigo, é Jesus. Com o batismo o vosso filho entrará na grande família da Igreja Católica. A vossa alegria é a alegria da Igreja.

As crianças são baptizadas na paróquia de residência dos seus pais. Trata-se de integrar-se na comunidade paroquial da sua residência e fazer nela a sua caminhada de vida cristã.

COMO FAZER PARA MARCAR O BATISMO DO MEU FILHO?
1. Ir ao cartório e atendimento paroquial: quarta e quinta-feira das 17h às 18h e das 18h30 às 19h.
2. Levar o Assento para casa e preencher com toda a informação do bebé, dos pais, dos avós e dos padrinhos.

3. Entregar cópia do Boletim de nascimento do Bebé.

4. Os padrinhos devem pedir uma certidão para ser padrinho na sua paróquia de residência (certidão de idoneidade)
5. Marcar a DATA DO BATISMO.

6. Escolher um Domingo para participar na missa das 10h da comunidade e numa reunião de preparação dos pais e padrinhos.

Horários das celebrações do Batismo:
Geralmente sábado às 10h30/11h/11h30 ou às 16h30/17h.

Também durante a semana ou outro horário em diálogo com o padre.

Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen

Informações sobre Batismos

O Que é o Baptismo?

O batismo é um sacramento: um sinal visível - a água e as palavras do celebrante - que, por sua vez, é sinal de uma realidade invisível mas real: o amor e a salvação de Deus.O Batismo é o primeiro sacramento. Pelo Batismo, abrem-se-nos as portas da vida cristã e passamos a fazer parte da Igreja, a comunidade dos que seguem Jesus Cristo.

O Batismo faz-nos filhos de Deus.

Pelo Batismo, nascemos para uma vida nova e vivemos a felicidade de ter a Deus como Pai. O Batismo une-nos a Jesus Cristo, faz de nós seus irmãos. Com Ele passamos da morte do pecado para a Sua vida sem fim.

O Batismo dá-nos o Espírito Santo que é a luz que nos ilumina, a graça que nos renova, a força que nos impele a viver o Evangelho e a amar todos os homens e mulheres.

Os Padrinhos
O número dos padrinhos:
Cada criança pode ter um só padrinho (homem ou mulher) ou dois (homem e mulher). Pode, também, ser batizado sem padrinhos.

Requisitos para se ser padrinho:
Ter completado os 16 anos de idade.
Ter capacidade para cumprir a missão própria dos padrinhos e o propósito de a realizar e viver de acordo com fé católica.

Ser católico e ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Baptismo, 1ª Comunhão e Crisma.

Questões práticas a ter em conta antes do Batismo:
A veste baptismal
A veste baptismal deve ser branca. O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza. Pelo baptismo a criança é incorporada na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça. Esse sentido de nova vida traz consigo a pureza interior simbolizada na veste branca que a criança deve trazer.

A vela do Baptismo
Os pais devem adquirir, atempadamente, a vela do baptismo, que só deve ser acendida no Círio Pascal, durante a celebração do baptismo, e quando lhes for indicado.

Os fotógrafos
Ao critério dos pais.

As Flores
Devem combinar com o Pároco. Geralmente uma grinalda à volta da pia batismal ou arranjo floral sobre a tampa da pia batismal.

Oferta para a igreja
A Páróquia disponibiliza um envelope para dar uma oferta, ao critério dos pais, para a nossa igreja paroquial. OBRIGADO.