Prepara o Natal!

08-12-2018

Nesta altura do ano, é toda uma correria para preparar o Natal. A cidade enche-se de luz e de beleza, as casas e varandas são decoradas com presépios, luzes e um cheirinho de broas, tangerinas e licores. Os centros comerciais recebem o Pai Natal e muitos clientes desdobram-se numa grande correria. No ar, sente-se uma boa disposição de alegria e de paz para celebrar o Natal.
Tudo isso é Natal e, sem isso, não seria o mesmo de beleza e de festa. Mas, no meio do que é tradicional e faz parte da festa, é importante não perder o essencial: o nascimento de Jesus.

Pode parecer que estamos apenas a celebrar e a recordar um passado e já é grande esta iniciativa de Deus de se aproximar de nós com tamanha simplicidade, mas o preparar o Natal é também uma oportunidade para as nossas vidas, no que elas precisam de serem renovadas. Não vivemos de qualquer maneira, vivemos na medida em que a nossa vida esteja carregada de sentido, com esperança e alegria, rodeados de paz e de amor.

No Natal, não nasce apenas Jesus, nascemos nós também sempre de novo para uma vida que só Deus pode oferecer e é puro dom, oferta do Seu amor.
Importa que preparemos a vinda de Deus às nossas vidas e não apenas às nossas vidas, mas através de nós para o mundo e para os outros. Se Deus nasce, nasce em nós a esperança e a misericórdia. Se Deus nasce, não nos humilha ou rebaixa, não nos rouba a felicidade. Só quando Deus nasce, o homem encontra-se a si mesmo e se reconhece, cresce nele tudo o que de bom um coração pode ter e dar, partilhar e comunicar. No encontro com Deus, o homem encontra-se a si mesmo. Só quando Deus é grande, o homem torna-se, também ele grande. Grande nos afetos, na capacidade de romper com o egoísmo, na abertura aos outros, na partilha e na generosidade.

Para que aconteça Natal, cada um terá de parar um pouco e olhar para a sua vida. Que podemos alterar em nós e na forma como percecionamos os outros e os desafios que nos rodeiam? Onde podemos ir mais longe? Que passos cada um tem de dar rumo ao verdadeiro Natal para que, através de nós, o rosto de Deus possa ser realmente conhecido? Que passos para compreender mais os outros e construir pontes de entendimento, comunicação e paz?

Seja este tempo uma grande oportunidade para olhar e tomar conta da nossa vida. Somos o presépio mais bonito, onde o Menino Deus quer nascer para o mundo de hoje. Prepara o Natal. Que através de ti, a beleza do Natal possa ser vivida e conhecida na simplicidade do essencial.

Padre Marcos Gonçalves